Gerenciar dispositivos - viewLinc 5.1

viewLinc Enterprise Server da Vaisala versão 5.1 Manual do Usuário

Document code
M212315PT
Revision
B
Language
Português (Brasil)
Product
viewLinc 5.1
Document type
Guia do usuário

Como crio um arquivo de definições para adicionar vários tipos de dispositivo simultaneamente?

Crie um arquivo de definições .txt que identifique a classe e as propriedades do dispositivo (separando cada campo com uma tabulação):

Tabela 1. Campos do arquivo de definições
Tipo de dispositivo Propriedades a definir
DL

Defina o número da porta COM à qual o dispositivo está conectado; por exemplo:

vcom com_port=101

vcom com_port=102

vcom com_port=103

HMT330

Defina o seguinte:

sample_rate = a taxa de amostras interna do dispositivo

timeout = o tempo limite para eventos de comunicação

connection = o tipo de conexão, porta COM ou TCP

com_port = o número da porta COM à qual seu dispositivo está conectado (os valores das conexões pela porta COM são definidos pelo usuário)

serialno = o número de série de seu dispositivo

udp_port = o número da porta UDP

ip_port = a porta TCP (os valores das conexões TCP, de ip_address de ip_port são definidos pelo usuário)

Valores comuns para conexões TCP e pela porta COM:

sample_rate = 10 s, 90 s (padrão), 12 m, 2 h, 2 d ou 12 d

Valores opcionais para conexões pela porta COM:

baud = 300, 2.400, 4.800, 9.600, 19.200 (padrão), 57.600 ou 115.200

stopbits = 1 (padrão) ou 2

databits = 7 ou 8 (padrão)

parity = ímpar, par ou nenhuma (padrão)

HMT140 Defina o número de série: hmt140 serial_number

Como adiciono endereços IP para dispositivos Vaisala que usam dispositivos Ethernet (como dispositivos Digi, Moxa ou vNet)?

Não é possível. No entanto, você pode atribuir endereços IP aos dispositivos Vaisala. Como o viewLinc comunica-se por meio de portas COM, para conectar dispositivos Vaisala à rede usando Ethernet/endereços IP é necessário usar vNets ou outros dispositivos de interface Ethernet. Os dispositivos de interface Ethernet criam portas COM virtuais que permitem que os dispositivos Vaisala se comuniquem com o viewLinc usando Ethernet.

É recomendável não usar endereços IP dinâmicos para os dispositivos Vaisala; em vez disso, use um endereço IP reservado ou estático (obtido no departamento de TI). Os endereços IP são atribuídos aos dispositivos de interface Ethernet durante a configuração do driver. Para saber mais sobre como usar dispositivos vNet, consulte www.vaisala.com/products. Para saber mais sobre como usar dispositivos Digi, consulte www.digi.com.

Como posso estabelecer uma conexão sem fio ou via Ethernet com os transmissores Série 300?

Módulo LAN-1 interno (Ethernet): Permite que um único transmissor PTU300*, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conecte a um computador host do viewLinc via rede Ethernet TCP/IP padrão. O módulo LAN-1 é alimentado internamento pelo transmissor.

  • Módulo WLAN-1 interno (Wi-Fi 802.11b/g): Permite que um único dispositivo PTU300*, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conecte a um Servidor viewLinc via redes sem fio 802.11b/g padrão. O módulo WLAN-1 é alimentado internamento pelo transmissor.
  • Dispositivos Ethernet de porta única: Permite que um único dispositivo PTU300, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conecte a um Servidor viewLinc via rede Ethernet TCP/IP padrão. Requer a instalação de drivers de dispositivo correspondentes e a configuração de portas COM virtuais no computador host do viewLinc. Requer que o transmissor seja configurado com um cabo serial DB9. Requer conexão com cabo serial DB9 entre o dispositivo Ethernet e o transmissor.
  • Dispositivo Ethernet multiportas: Permite que vários dispositivos PTU300, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conectem a um Servidor viewLinc via rede Ethernet TCP/IP padrão. Requer a instalação de drivers de dispositivo Ethernet e a configuração de portas COM virtuais no computador host do viewLinc. Permite que vários PTU300, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conectem ao computador host por meio de um módulo de interface de rede TCP/IP comum. Requer que o transmissor seja configurado com um cabo serial DB9. Requer conexão com cabo serial DB9 entre o dispositivo Ethernet e o transmissor Vaisala.
  • Dispositivo de rede de porta única (Wi-Fi 802.11b/g): Permite que um único dispositivo PTU300, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conecte a um computador host do viewLinc via redes sem fio 802.11b/g padrão. Requer a instalação de drivers de dispositivo de rede e a configuração de portas COM virtuais no computador host do viewLinc. Requer que o transmissor seja configurado com um cabo serial DB9.
  • Dispositivo de rede multiportas (Wi-Fi 802.11b/g): Permite que vários dispositivos PTU300, HMT330, DMT340 ou MMT330 se conectem a um Servidor viewLinc via redes sem fio 802.11b/g padrão. Requer a instalação de drivers de dispositivo de rede e a configuração de portas COM virtuais no computador host do viewLinc. Permite que vários data loggers se conectem a um servidor host via redes sem fio 802.11b/g comuns. Requer que o transmissor seja configurado com um cabo serial DB9.
  • O PTU300 comporta apenas os módulos WLAN-1 e LAN-1 quando nenhum módulo de data logger é instalado.

Verifique a porta COM atribuída a um dispositivo vNet ou a outro dispositivo de rede:

  1. No Painel de Controle do Windows, abra Gerenciador de Dispositivos.
  2. Expanda Portas (COM e LPT) para ver qual porta COM está conectada a qual dispositivo. Por padrão, os dispositivos vNet são chamados de CDL-VNET-P – nome do modelo.
  3. Para obter mais detalhes, no Gerenciador de Dispositivos, em Adaptadores seriais de múltiplas portas, clique com o botão direito do mouse no dispositivo em questão. Escolha Propriedades, selecione a guia Avançado e clique em Propriedades. À esquerda haverá uma lista de portas COM usadas para o dispositivo. Para ver quais dispositivos são controlados pelo viewLinc, abra a guia Sistema.