Dicas de resolução de problemas - viewLinc 5.1

viewLinc Enterprise Server da Vaisala versão 5.1 Manual do Usuário

Document code
M212315PT
Revision
B
Language
Português (Brasil)
Product
viewLinc 5.1
Document type
Guia do usuário

Por que não consigo fazer login no viewLinc usando o nome de usuário e senha corretos?

Verifique se o serviço viewLinc Enterprise Server está em execução. Se o viewLinc não estiver em execução, uma tela azul e uma mensagem de status aparecerão na exibição da área de trabalho. Se o serviço Web do viewLinc não estiver em execução, você verá uma mensagem de erro do navegador. No Painel de Controle do Windows, escolha Ferramentas Administrativas | Serviços e, em seguida, encontre “viewLinc Enterprise Server” na lista e clique com o botão direito do mouse para selecionar Iniciar.

Seu nome de domínio mudou? Se você estiver usando Autenticação do Windows, seu nome de domínio deverá corresponder à sua senha de login atual.

Eu inseri credenciais de login incorretas muitas vezes e a conta agora está bloqueada. Como posso desbloquear a conta?

Entre em contato com um administrador: usuários administradores podem desbloquear e bloquear contas de usuários na janela Usuários e grupos. Para obter mais informações sobre as opções de administrador relacionadas ao bloqueio de conta, consulte Bloqueio e desbloqueio de contas de usuários.

Por que não consigo ver nenhum Local e Zona?

As Zonas e os Locais do viewLinc só ficarão visíveis se o grupo tiver obtido permissão para visualizá-los. Os administradores do viewLinc configuram permissões de grupo para as Zonas. É necessário ter permissão para uma Zona antes que você possa acessar Zonas e Locais nas janelas Gerenciador de Sites, Sites, Alarmes ou Eventos.

Por que não consigo acessar todas as janelas do painel de navegação do viewLinc?

Os administradores do viewLinc configuram direitos de grupo para áreas funcionais do viewLinc. Se você precisa de direitos adicionais para acessar outra janela do viewLinc, entre em contato com seu administrador.

Por que estou recebendo um alarme de configuração de dispositivo com indicação de alarme de bateria fraca se tenho certeza de que as baterias são novas?

Se você estiver usando um data logger DL de modelo antigo, alguns alarmes de bateria fraca são acionados quando na verdade a bateria não é o problema. Procure o evento correspondente ao alarme de configuração de dispositivo na janela Eventos e revise os detalhes do evento. Para obter assistência, entre em contato com o Suporte Técnico da Vaisala.

Estou recebendo alarmes de comunicação no host viewLinc. Acho que meu dispositivo de rede ou o dispositivo Vaisala parou de responder. O que eu faço?

  1. Verifique se seus data loggers e transmissores estão conectados e/ou as baterias estão totalmente carregadas.
  2. Verifique se seus dispositivos de rede estão conectados a uma fonte de alimentação e se a fonte está conectada. Em um dispositivo de rede Digi ou vNet, a cor da luz de energia na parte frontal do dispositivo deve ser vermelho constante.
  3. Todos os dispositivos devem estar conectados e comunicando-se com a rede. Tente se conectar com o dispositivo (consulte Testar comunicações de rede).
  4. Se houver comunicação entre o dispositivo e a rede, verifique se o cabo fornecido pela Vaisala está conectado apropriadamente. Se a cor da luz for vermelho constante, isso quer dizer que há um problema com o dispositivo de rede ou o cabo do dispositivo. Verifique se seu dispositivo foi configurado para usar RealPort (consulte http://www.vaisala.com/en/lifescience). Se ainda assim seu problema não for resolvido, vá para a etapa 6.
  5. Se a luz estiver funcionando corretamente, mas você ainda estiver recebendo alarmes de comunicação, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows no computador viewLinc e confirme se o dispositivo ainda está instalado:
    1. No Painel de Controle do Windows, selecione Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Gerenciador de Dispositivos.
    2. Na categoria Adaptador serial de múltiplas portas, no Gerenciador de Dispositivos, verifique se existem drivers duplicados usando a mesma porta COM.
  6. Se a luz no cabo não estiver funcionando apropriadamente, abra o vLog e determine se o cabo consegue se comunicar com o dispositivo Vaisala. Se houver algum problema de comunicação entre o dispositivo e o aplicativo gráfico vLog, é provável que o dispositivo ou o cabo do dispositivo não esteja funcionando apropriadamente. Tente conectar o dispositivo a um novo dispositivo de rede vNet ou Digi, ou a um computador que esteja usando USB, e veja se consegue conectar-se a ele pelo vLog.

Como posso parar o alarme enquanto reconfiguro uma área de armazenamento?

Tabela 1. Dicas para gerenciar alarmes
O que você deseja fazer? Função Descrição
Parar o alarme de limite de Local temporariamente. Pausar/reiniciar

Você pode pausar o alarme de limite de Local por até 14 dias (o alarme de limite reinicia automaticamente após 14 dias). Para pausar o alarme de limite de Local por um período mais longo, desative o modelo de alarme de limite (isso afetará todos os Locais que estiverem usando o modelo).

Vá para Sites > Zonas e Locais > Opções e selecione o tipo de alarme que deseja pausar (Pausar alarmes [tipo de alarme]).

Parar o alarme de dispositivo temporariamente. Pausar/reiniciar

Parar o alarme de dispositivo por até 14 dias (o alarme de dispositivo reiniciará automaticamente após 14 dias). Isso afeta o dispositivo e todos os canais de dispositivos (e Locais vinculados).

Vá para Sites > Zonas e Locais > Opções e selecione o tipo de alarme que deseja pausar (Pausar alarmes [tipo de alarme]).

Parar o alarme de host temporariamente. Pausar/reiniciar

Parar o alarme de host temporariamente por até 14 dias (o alarme de host reiniciará automaticamente após 14 dias). Isso afeta o host, todos os dispositivos conectados ao host e todos os canais de dispositivo (e Locais vinculados).

Vá para Sites > Zonas e Locais > Opções e selecione o tipo de alarme que deseja pausar (Pausar alarmes [tipo de alarme]).

Pare todos os alarmes de limite em um local ou zona específica. Desativar/ativar

Parar todos os alarmes de limite da Zona ou do Local selecionado.

Vá para Gerenciador de Sites > Configurações do alarme de limite e selecione um Local ou Zona. Selecione um modelo de alarme de limite listado para o local ou zona, Editar (ou clique duas vezes) e defina a seleção Status como Desativado.

Pare todos os alarmes de limite em vários locais. Desativar/ativar

Parar o alarme de limite em todos os Locais usando o modelo de alarme de limite selecionado.

Vá para Gerenciador de Sites > Configurações do alarme de limite e classifique a lista de modelos de alarme conforme necessário. Selecione vários modelos de alarme com CTRL + clique ou Shift + clique, e Editar e defina a seleção Status como Desativado.

Ignorar um ou mais níveis de limite em vários locais. Desativar/ativar

Impedir que um nível de limite seja reconhecido por todos os Locais que usam o modelo.

Vá para Modelos de alarme > Alarmes de limite, selecione um alarme e depois Editar e desmarque os níveis de limite conforme necessário.

Excluir um modelo de alarme de limite. Os modelos de alarme de limite não podem ser excluídos. Eles podem ser desativados nos Locais em que foram aplicados.
Desativar/ativar

As configurações desativadas do alarme de limite ficam ocultas da visualização e não monitoram os Locais. Os dados de limite não são incluídos nos relatórios enquanto as configurações estão desativadas.

Vá para Gerenciador de Sites > Configurações do alarme de limite e veja as instruções em Desativar alarmes de limite e Reativar alarmes de limite.

Desativar/ativar

As configurações de limite desativadas são mantidas no Local, mas não são usadas para monitorar ou gerar relatórios.

Vá para Gerenciador de Sites > Configurações do alarme de limite e classifique a lista de alarmes conforme necessário. Selecione vários alarmes com CTRL + clique ou Shift + clique, e Editar e defina a seleção Status como Desativado.
Exclusão de um Local. Excluir

Os Locais vinculados atualmente ou anteriormente não podem ser excluídos, mas apenas ocultos da visualização (para finalidade de trilha de auditoria). Somente os Locais que nunca foram vinculados (usados para registrar dados) podem ser excluídos.

Vá para Gerenciador de Sites > Zonas e Locais, selecione um local da lista e, em seguida, Gerenciar > Excluir.

Desativar/ativar

Vá para Gerenciador de Sites > Zonas e Locais, selecione um local da lista e, em seguida, Gerenciar > Desativar; reative com Ativar.

Exclusão de um dispositivo ou host. Desativar/ativar

O dispositivo continua a registrar dados no viewLinc, mas fica oculto da visualização na IU do viewLinc (você não pode excluir dispositivos para finalidade de trilha de auditoria).

Vá para Gerenciador de Sites > Hosts e dispositivos, selecione um dispositivo ou host da lista e, em seguida, Configurar > Desativar; reative com Ativar.

O Serviço do Servidor OPC UA da Vaisala não está em execução

Verifique as configurações da Política de segurança do grupo para garantir que sua conta de usuário tenha a permissão necessária para executar o software no servidor de instalação.

Por padrão, tanto o software do viewLinc Enterprise quanto do Servidor OPC UA da Vaisala estão instalados como serviços do Windows. Esses serviços poderão ser executados apenas na conta do usuário LOCAL SYSTEM, a conta padrão do Windows com controle total do sistema. Se o sistema do seu computador estiver configurado com definições de segurança personalizadas, os serviços OPC UA da Vaisala/do viewLinc poderão precisar de configuração adicional para serem executados.

  1. Acesse o menu Iniciar do Windows e abra ou digite Services.
  2. Localize o Serviço do Servidor OPC UA da Vaisala e abra a janela Propriedades.
  3. Na guia Fazer login selecione Esta conta, em seguida, insira um nome de usuário e senha autorizados. Para permitir a conexão com outros sistemas, o usuário deve ter permissão de leitura e execução em todas as subpastas dos arquivos de programas instalados, acesso herdável ao Controle Total em todas as subpastas e direitos de acesso à rede.