Gerenciar dispositivos
Antes de concluir esta tarefa de configuração, verifique se o dispositivo Modbus está conectado na rede e, se for instalar dispositivos Modbus de terceiros/que não sejam da Vaisala, verifique se uma chave de licença do Modbus foi adicionada. Se estiver adicionando um dispositivo Modbus RTU, verifique se o número de porta COM foi atribuído (vá para o menu Iniciar do Windows para abrir Gerenciador de dispositivos > Portas > Porta de comunicação). Se estiver adicionando um dispositivo Modbus TCP, consulte o manual do dispositivo para determinar o endereço IP e o número da porta. |
Se estiver usando uma conexão de dispositivo Digi, instale os drivers do dispositivo Digi no servidor do host. |
- Em Gerenciador de Sites, selecione a guia Hosts e dispositivos.
- Na árvore Hosts e dispositivos, selecione um servidor do host do dispositivo viewLinc e selecione Configurar > Adicionar dispositivo > > Dispositivo Modbus Vaisala ou, se licenciado, Dispositivo Modbus sem ser Vaisala
- Se você estiver adicionando um dispositivo Modbus Vaisala ou adicionou um dispositivo Modbus sem ser Vaisala e salvou os detalhes de configuração do dispositivo como um modelo, selecione Modelo... e selecione o modelo que deseja usar.
- Na janela Adicionar dispositivo Modbus, digite um dispositivo Descrição (não use < ou >), Modelo (não use traços, --) e depois adicione um Número de série exclusivo (somente caracteres alfanuméricos).
-
Para modificar os detalhes de calibração ou para configurar notificações de lembrete de calibração, selecione Editar dados de calibração...:
- Data de calibração:
- A data de calibração original para a sonda de medição é definida na fábrica e não pode ser modificada.
- Calibrado por:
- O nome da pessoa ou empresa que realizou o serviço de calibração.
- Data da próxima calibração:
- Digite uma nova data para que o viewLinc gere automaticamente uma notificação de calibração para enviar-lhe um lembrete quando o serviço de calibração for necessário.
-
Adicionar configurações de comunicação:
Modbus TCP: Digite o endereço IP do dispositivo Modbus, o número da porta (o padrão é 502) e ID da unidade. Essa combinação deve ser exclusiva.Modbus RTU Serial: Digite o número de porta COM à qual o dispositivo Modbus está conectado, a ID do escravo do dispositivo, o fluxo de bits em série (o padrão é 9600), a paridade e os bits de parada, conforme especificado na documentação do dispositivo Modbus.
-
Adicionar detalhes de canal do viewLinc:
- Tipo de medição / Unidade:
- Faça sua seleção entre as opções disponíveis de unidade e tipo de medição do viewLinc.
-
Adicionar detalhes de registros do Modbus:
- Formato:
- Selecione uma opção de formato com base no endereço ou número do registro (definido na documentação do dispositivo Modbus).
- Tipo de registro
-
- Bobina ou Entrada discrete: Digite o número ou um endereço decimal.
- Registro de entrada ou Registro de retenção: Digite o endereço decimal e depois selecione o formato de bytes.
- Número ou Endereço:
- Dependendo do formato selecionado, adicione o número ou endereço necessário no formato decimal ou hexadecimal.
Após salvar os detalhes, ao selecionar uma opção diferente no campo Formato, os detalhes inseridos serão convertidos automaticamente para o formato selecionado.
- Defina os parâmetros de escala (opcional). Você pode usar o campo Escala para adicionar um valor multiplicador e o campo Deslocamentopara adicionar um número positivo ou negativo, para calcular um Valor atual reconhecido ou esperado. Alguns registros inteiros precisam de um ajuste de escala para garantir que o valor do registro lido corresponda ao valor real que está sendo informado. Por exemplo, se um registro armazena um valor de 2406, necessita de um fator de escala de 100:1 para exibir como uma temperatura real de 24,06 ºC.
-
Clique no ícone de teste, para testar a conexão. Se um valor esperado for exibido na linha, a configuração está concluída. Se o valor não for exibido, estiver incorreto ou se o ícone de alerta permanecer em exibição, , revise e ajuste a configuração e/ou definições de escala inseridas para o dispositivo. Teste novamente conforme necessário.
A documentação do Modbus pode indicar uma ordem específica em que os dados serão enviados, entretanto, o viewLinc pode esperar recebê-los com outra sintaxe. Se a combinação de seleção de formato e endereço não estiver correta, o valor do dispositivo será muito diferente do esperado. Poderá ser necessário inserir detalhes de registro em formatos variados e fazer testes até que o valor correto do dispositivo seja exibido.
- Salve a linha de detalhes do canal e inicie uma nova linha para um canal de dispositivo adicional. Para excluir uma linha extra, clique em "X".
- Ao finalizar a inserção de detalhes e depois que o botão Adicionar dispositivo estiver desativado, selecione Salvar ou Salvar como modelo... para salvar os detalhes como um modelo que pode ser reutilizado.