Instalação no processo - MGP262 - MGP261

Série MGP260 Manual de Instalação e Segurança

Document code
M212481PT
Revision
B
Language
Português (Brasil)
Product
MGP262
MGP261
Document type
Guia do usuário
As etapas 1 … 7 referem-se às ilustrações 1 … 7 no início do documento.
As seguintes ferramentas são necessárias para a instalação:
  • Chave ajustável (ou ferramenta adequada semelhante) para girar a porca de aperto
  • Chaves Allen:
    • 5 mm (3/16 pol.) para flange de aperto
    • 2,5 mm (3/32 pol.) para braçadeiras de alívio de tensão
  • Cabos de entrada e saída para a fiação
  • Prensa-cabos e plugues para passagens de cabo (conforme necessário em sua aplicação)
  • Chave de fenda pequena para os terminais de parafusos
  • Fita de PTFE (larga) para as roscas da sonda
Aviso Antes de iniciar a instalação, certifique-se de que o local de instalação atenda à classificação Ex da sonda série MGP260 e aos requisitos listados em Uso de sondas série MGP260 em locais perigosos.
  1. Conecte prensa-cabos (não fornecidos pela Vaisala) às passagens de cabo conforme necessário. Observe os requisitos de prensa-cabos listados em Diretrizes de uso seguro em condições perigosas.
    • Use um prensa-cabo M16 x 1,5 para a fiação da entrada do sensor externo (Ex ia).
    • Use 1 ou 2 prensa cabos M20 x 1,5 para conectar os fios dos terminais da saída analógica de 4 ... 20 mA, entrada da fonte de alimentação e RS-485 (conforme necessário para sua aplicação).
    • Vede as guias não utilizadas.
  2. Aplique fita de PTFE nas roscas da sonda.
    • Inspecione as roscas e remova qualquer sujeira possível. Observe que as bordas podem ser afiadas.
    • Aplique 2 – 3 voltas de fita na direção da espiral da rosca, começando pela primeira rosca. Durante a aplicação, mantenha a borda da fita paralela à face da rosca.
    • Não aplique fita além da primeira rosca nem deixe sobras de fita penduradas.
  3. Insira a sonda na porta de instalação NPT fêmea de 1,5 pol. e gire-a no sentido horário até prendê-la firmemente na porta. Não aperte a sonda até o final, mas apenas o suficiente para mantê-la firme no lugar enquanto trabalha na fiação.
    CUIDADO O tipo correto da rosca na qual as sondas MGP260 devem ser instaladas é NPT fêmea de 1,5 pol. A instalação em qualquer outro tipo de rosca pode danificar o equipamento e comprometer a estanqueidade a vazamentos da conexão. Caso não tenha certeza, verifique o tipo da rosca usando um medidor de rosca NPT de 1,5 pol.
    CUIDADO Girar a sonda no sentido oposto após ela ser instalada na porta poderá rasgar a fita de PTFE. Ajuste a posição da sonda na porta de instalação apenas no sentido de aperto.
    1. A entrada de compensação de pressão deve ser configurada para receber medições precisas. Um exemplo de colocação de um instrumento de medição externo é mostrado nesta ilustração. Para saber sobre as opções de entrada de pressão, consulte Opções de entrada de compensação de pressão.
  4. Abra os parafusos cativos no flange da caixa de conexão com uma chave Allen de 5 mm (3/16 pol.). Depois de soltar os parafusos cativos, puxe a tampa da caixa de conexão para acessar os terminais de fiação.
    Se necessário, use uma chave para prender a sonda no lugar, segurando a porca de aperto.
    CUIDADO Conecte ou desconecte somente fios desenergizados. Nunca abra a caixa de conexão em uma área com risco de explosão quando o dispositivo estiver energizado.
  5. Passe os cabos de fiação pelos prensa-cabos da caixa de conexão e conecte as fiações de entrada, saída e fonte de alimentação conforme necessário em sua aplicação. O diagrama de fiação neste guia mostra um exemplo de fiação no dispositivo quando todas as entradas e saídas são usadas.
    • 5A: Fiação da entrada do sensor externo de pressão ou temperatura (Ex ia): passe o cabo para o terminal por meio da passagem de cabo M16x1.5 e da braçadeira do cabo de alívio de tensão acima da placa de componentes.
    • 5B: Fiação da saída analógica, entrada da fonte de alimentação e RS-485: passe os cabos para os terminais pelas passagens de cabo M20 x 1,5 (1 ou 2) e pela braçadeira do cabo de alívio de tensão abaixo da placa de componentes.

    Depois de conectar a fiação, ajuste o comprimento do cabo e prenda os cabos com as braçadeiras de alívio de tensão.

    CUIDADO A fiação de entrada do sensor externo Ex ia (5A) deve ser mantida separada da fiação da saída analógica, fonte de alimentação e RS-485 (5B). Use sempre cabos separados em cada lado da barreira metálica.
  6. Feche a caixa de conexão e aperte os parafusos Allen cativos no flange da caixa de conexão. Aperte os prensa-cabos e a sonda até o aperto final na porta de instalação girando a porca de aperto com uma chave de 50 mm (1,97 pol.).
  7. Conecte o terminal de aterramento ao trilho de aterramento usando um fio com área ≥ 4 mm2. Em instalações em válvulas de esfera, trave a manopla da válvula na posição aberta usando o pino de segurança.
    Quando terminar, ligue a entrada da fonte de alimentação.