Introdução à série MGP260 - MGP262 - MGP261

Série MGP260 Manual de Instalação e Segurança

Document code
M212481PT
Revision
B
Language
Português (Brasil)
Product
MGP262
MGP261
Document type
Guia do usuário

As sondas multigás série MGP260 Vaisala CARBOCAP® para medição de metano, dióxido de carbono e umidade são sondas in-situ compactas e duráveis para a medições de metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e umidade (vapor de H2O) em condições exigentes de processamento de biogás. As sondas da série MGP260 têm certificação Ex para uso em Ex Zona 0 (componentes inseridos no processo) e Ex Zona 1 (componentes externos ao processo).

A série MGP260 inclui duas variantes de sonda para diferentes aplicações de medição do processo de biogás. A MGP261 é voltada à medição de biogás bruto, enquanto a MGP262 é voltada às medições de gás residual em instalações de atualização de biogás. Todos os instrumentos da série MGP260 foram desenvolvidos para serem instalados diretamente na tubulação do processo, eliminando a necessidade de tratamento de amostra.

As áreas de aplicação da variante MGP261 incluem a digestão anaeróbica de resíduos industriais e municipais e lodo de tratamento de efluentes, monitoramento de gases de aterros sanitários, monitoramento de filtros de carvão ativado no processo de tratamento de biogás e monitoramento de gás de alimentação de motores CHP.

As sondas MGP262 são otimizadas para medir as concentrações de metano abaixo de 5% por volume e concentrações de CO2 acima de 90% por volume no fluxo de gás residual, tornando-as ideais para uma ampla gama de tecnologias e processos de atualização.

A tecnologia de infravermelho proprietária da série MGP260 proporciona maior estabilidade e repetibilidade. Graças à eliminação da condensação por meio do aquecimento da sonda, e a materiais plásticos e aço resistente a corrosão, os instrumentos IP66 são altamente robustos e duráveis.

As opções de saída de medição da série MGP260 incluem três canais de saída de corrente analógicos (4 ... 20 mA) e Modbus RTU via RS-485. As sondas também oferecem uma entrada Ex ia de 4 ... 20 mA para a conexão de um sensor externo de pressão ou temperatura.

Para facilitar o acesso aos recursos de configuração, diagnóstico, calibração e ajuste, as sondas MGP260 podem ser conectadas ao software Vaisala Insight para PC com o acessório de cabo USB.