Alarmes de limite - viewLinc 5.2

Vaisala viewLinc Enterprise Server versão 5.2 Guia do usuário

Document code
M212933PT
Revision
B
Language
Português (Brasil)
Product
viewLinc 5.2
Document type
Guia do usuário

Os limites definem os limites de condições aceitos que são necessários para preservar a qualidade de seu inventário ou ambiente de produção. Os valores de condição do limite são salvos como modelos de alarme de limite e podem ser aplicados a um ou mais Locais. Se os limites de condições forem excedidos, o viewLinc poderá ativar um alarme e, opcionalmente, enviar uma ou mais notificações de alarme.

Os modelos de alarme de limite definem:

  • Valores associados a uma ou mais condições (Baixo-Baixo, Baixo, Alto, Alto-Alto, Taxa de mudança, Alarme fora da margem)
  • Códigos de cor para refletir a severidade da condição.
  • Um ou mais atrasos de ativação de alarme de limite.
  • Se é ou não necessária confirmação do alarme.

Você pode aplicar um ou mais modelos de limite a um Local dependendo da frequência com a qual você precisa alterar os valores de limite ou deseja ser notificado sobre condições variáveis.

Você pode também especificar o alarme fora da margem para que o viewLinc ignore as alterações nas condições situadas em um intervalo de temperatura específico e continue enviando notificações de alarme enquanto as condições permanecerem nesse intervalo.

Até 5 configurações de limite podem ser salvas como um modelo único e posteriormente atribuídas a um ou mais Locais. Se as configurações forem alteradas, as novas configurações são aplicáveis a todos os Locais aos quais foram atribuídas.

SMSAWS 2.0.

Se você possui uma área monitorada que deve ser mantida entre 10 °C e 12 °C, é possível configurar um ou todos os seguintes níveis:

  • Limite baixo definido em 10,5 °C para avisar quando a temperatura está próxima do limite Baixo-Baixo.
  • O limite Baixo-Baixo definido para 10 °C, com uma duração superior a 1 minuto, para acionar configurações de alarme específicas relativas à violação do limite inferior.
  • O limite Alto definido para 11,5 °C para avisar quando a temperatura está próxima do limite Alto-Alto.
  • O limite Alto-Alto definido para 12 °C, com uma duração superior a 5 minutos, para acionar configurações de alarme específicas quando o limite superior é excedido.
  • A Taxa de Mudança definida para 0,25 °C/min para avisar quando a temperatura aumenta ou diminui rapidamente.

Alarmes de limite provisórios

Em casos raros em que o sistema está recebendo dados em tempo real, mas tem dados históricos atrasados que indicam uma condição de alarme potencial, o sistema gera um alarme provisório. Esse alarme ocorre apenas para coletores RFL100 e se um atraso de alarme de limite está definido.

Depois que o sistema recebe os dados faltantes, o alarme provisório:
  • desaparece porque a excursão foi temporária e as condições foram retornadas para níveis aceitáveis, ou
  • torna-se um alarme de limite real porque os dados subsequentes confirmaram que a excursão está persistindo.

Os alarmes provisórios servem como avisos proativos para usuários do viewLinc. Em vez de aguardar a confirmação de uma condição de alarme, que pode ser atrasada por um problema de comunicação, os usuários podem tomar medidas imediatas para verificar se há problemas em sua configuração física.

Alarmes de taxa de mudança

Um alarme de taxa de mudança (RoC) monitora variações no ambiente que ocorrem dentro de intervalos de tempo específicos. Ao utilizar um alarme de taxa de mudança (RoC), é crucial entender que ele normaliza as variações entre as medições registradas para um intervalo de 1 minuto utilizando a fórmula a seguir:
difference_per_minute = (new_value-previous_value)/(time_difference_in_seconds/60)
Por exemplo, se as medições forem feitas a cada 10 segundos, a lógica do alarme de taxa de mudança (RoC) multiplicará as alterações por 6 para ajustá-las a uma base de 1 minuto. Da mesma forma, se as medições forem registradas a cada 10 minutos, as alterações serão divididas por 10. Isso significa que pequenas variações com uma taxa de amostragem rápida podem parecer gerar alarmes com valores abaixo do limite estabelecido, quando na verdade elas são apenas ajustadas para uma escala de valores por minuto.
Não utilize alarmes de taxa de mudança com atraso de alarme. Um alarme RoC só será ativado se a variação registrada ultrapassar o limite estabelecido e continuar a excedê-lo durante o período de atraso configurado. No exemplo a seguir, se o sistema estiver configurado com um atraso de alarme de 2 minutos, uma variação significativa de temperatura de 10 °C não acionará o alarme:
Hora de amostra Valor de amostra RoC calculado Estado de alarme RoC
00:00:00 0 °C 0 °C por minuto Nenhum
00:01:00 10 °C 10 °C por minuto Pendente
00:02:00 10 °C 0 °C por minuto Nenhum