Adição de dispositivo Modbus - viewLinc 5.2

Vaisala viewLinc Enterprise Server versão 5.2 Guia do usuário

Document code
M212933PT
Revision
A
Language
Português (Brasil)
Product
viewLinc 5.2
Document type
Guia do usuário

Você pode configurar o viewLinc Enterprise Server para recuperar dados de dispositivos de medição ativados por Modbus da Vaisala e não pertencentes à Vaisala contendo um máximo de 8 canais por dispositivo. Você pode conectar dispositivos Vaisala Modbus a um host do dispositivo viewLinc como parte de sua licença viewLinc padrão, enquanto dispositivos Modbus não Vaisala/de terceiros necessitam de compra e adição de uma licença Modbus.
Para ver o número atual de dispositivos Modbus licenciados ou espaços de dispositivos viewLinc disponíveis, consulte > Sobre.
Diversos transmissores da Vaisala e outros dispositivos de diversos fabricantes usam o protocolo de comunicações Modbus. A documentação do dispositivo associado fornece detalhes importantes dos quais você precisará para configurar um dispositivo Modbus TCP ou Modbus RTU no viewLinc.
Conectar dispositivos Modbus

Os dispositivos Modbus RTU podem ser conectados a sua rede com um dispositivo Digi ou outro dispositivo Ethernet ou com um cabo serial para conectar diretamente a um Host do dispositivo viewLinc. Os dispositivos Modbus TCP são conectados diretamente a sua rede com um cabo de rede.

Conectar dispositivos Modbus à rede requer conhecimentos de rede avançados. Consulte a documentação do dispositivo Modbus para concluir as etapas de instalação, incluindo instalação dos drivers de dispositivo Digi ou Ethernet obrigatórios no servidor host e a verificação da conectividade de rede.
Registros de retenção e entrada

Os dispositivos Modbus contêm registros de retenção e entrada que leem e gravam dados usando inteiros de 16 ou 32 bits. A estrutura de dados usada pelo fabricante do dispositivo Modbus define a forma necessária para configuração do viewLinc.

A primeira etapa é consultar a documentação do dispositivo Modbus para determinar se o formato do registro é baseado em um endereço (decimal ou hexadecimal) ou em um número. Se o seu dispositivo usa o formato de 32 bits, o formato de dados pode ser alto byte/palavra primeiro ou baixo byte/palavra primeiro.

Tipos de registros Intervalos de número de registro Opções de formato de dados
Coil 00001-09999 Booleano/booleano invertido
Entrada discreta 10001-19999 Booleano/booleano invertido
Registro de entrada 30001-39999
  • Inteiro de 16 bits/inteiro não assinado
  • Booleano de 16 bits/booleano invertido
Registros de retenção 40001-49999
  • Inteiro de 32 bits, little-endian/little-endian, troca de palavra
  • Inteiro de 32 bits big-endian/big-endian troca de palavra
  • Inteiro não assinado de 32 bits, little-endian/little-endian, troca de palavra
  • Inteiro não assinado de 32 bits, big-endian/big-endian troca de palavra
  • Flutuação de 32 bits little-endian/little-endian troca de palavra
  • Flutuação de 32 bits big-endian/big-endian, troca de palavra
  • Booleano de 32 bits/booleano invertido
Informações de referência adicionais do Modbus sobre registros de mapeamento podem ser encontradas online, como em www.modbus.org.
Como a documentação do dispositivo Modbus não é padronizada, as informações de configuração podem ser fornecidas de várias maneiras. Para saber mais sobre o Modbus, os recursos online úteis incluem: www.modbus.org e Adicionar um dispositivo Modbus, disponíveis no menu Tours.