Tipos de alarmes de host e dispositivo - viewLinc 5.2

Vaisala viewLinc Enterprise Server versão 5.2 Guia do usuário

Document code
M212933PT
Revision
A
Language
Português (Brasil)
Product
viewLinc 5.2
Document type
Guia do usuário

Os modelos de alarme de dispositivo são aplicados automaticamente a cada dispositivo de monitoramento conectado ao viewLinc Enterprise Server (coletores de dados e transmissores). Os modelos de alarme de host são aplicados a hosts (computadores Host do dispositivo e pontos de acesso).

Os modelos de alarme de dispositivo contêm configurações padrão (e modificáveis) que definem:

  • Prioridade do alarme
  • Atraso da notificação de alarme
  • Requisitos de confirmação
  • Grupo com autorização para modificar configurações de alarme de dispositivo

Você pode modificar os modelos padrão de alarme de host e dispositivo. Você também pode criar novos modelos de alarme com configurações exclusivas para Locais específicos.

Alarmes de comunicação do dispositivo ou do host (Default Communication Alarm)

Os alarmes de comunicação de dispositivo ocorrem quando há interrupção na comunicação entre o computador host, o ponto de acesso ou o viewLinc Enterprise Server e os respectivos dispositivos conectados.

Os alarmes de comunicação de host ocorrem quando um Host do dispositivo ou ponto de acesso perde conexão com o viewLinc Enterprise Server. Os alarmes de comunicação são como um teste de integridade do sistema. Eles alertam você se houver um problema que pode interromper o monitoramento e os alarmes do viewLinc.

Por padrão, há um modelo de alarme de comunicação pré-configurado para cada host e dispositivo. Controle dos modelos de alarme de comunicação:

  • Como a notificação de alarme é exibida
  • Quem é notificado
  • Quando a notificação de alarme inicia
  • Se a confirmação de alarme é necessária
Se um computador host do dispositivo ou ponto de acesso ficar offline, o sistema gerará somente um alarme de comunicação de host. Os dispositivos conectados não geram alarmes de comunicação de dispositivo.
Alarmes de configuração de dispositivo ou host (Default Device/Host Configuration Alarm)

Caso você receba um alarme de configuração de dispositivo, isso indica que seu dispositivo está configurado incorretamente ou parou de gravar o histórico de dados. Os alarmes de configuração de host são acionados quando ocorre um erro de sincronização entre um host e os respectivos dispositivos conectados.

Veja alguns exemplos:

  • Um erro de dispositivo interno está impedindo a gravação do histórico de dados.
  • O viewLinc detecta que o modo de parada de um dispositivo não está definido como Encerrar quando cheio (coletores de dados DL).
  • O viewLinc não pode recuperar amostras históricas porque um dispositivo está configurado com um início atrasado de gravação de dados (coletores de dados DL).
  • O viewLinc detecta um dispositivo que está bloqueado para outro sistema.
  • Um dispositivo pode ter um canal desativado que está vinculado ao Local.
  • Há um problema com o HMT140 que faz com que ele envie muitas transmissões, podendo descarregar a bateria.

O atraso padrão antes de o viewLinc enviar uma notificação de alarme de configuração de dispositivo é de 60 segundos. Você pode ajustar o atraso de notificação e outras configurações de dispositivo no viewLinc.

Alarmes de validação do dispositivo (Default Device Validation Alarm)

Se a memória de validação em um dispositivo estiver corrompida ou tiver sido modificada, essa notificação de alarme recomendará que você entre em contato com o representante do Suporte técnico da Vaisala para solicitar assistência.

Alarmes de calibração do dispositivo (Default Device Calibration Alarm)

Um alarme de calibração do dispositivo é uma notificação intermitente enviada quando um coletor de dados ou uma sonda Vaisala estiver com a calibração vencida.

Por padrão, você recebe notificações nos seguintes intervalos: três meses e um mês antes da data de vencimento da calibração e novamente na data de recalibração programada (gerada automaticamente durante um ano a partir da data de calibração mais recente). Esse alarme permanece ativo, mesmo após a confirmação, até o dispositivo ser calibrado novamente (para obter mais informações, entre em contato com o Centro de serviços de calibração da Vaisala).

Você pode definir a duração de calibração padrão para todos os coletores de dados em Preferências do sistema ou, se tiver o direito Gerenciar dispositivos, modificar a duração de determinado coletor de dados ou sonda no Gerenciador de Sites.
Alarmes de dados históricos (Default Historical Data Alarm)
Um alarme de dados históricos é um envio de notificação quando há comunicação entre o host e o(s) dispositivo(s), mas os dados históricos ficaram para trás ou são irrecuperáveis.