Sonda DMP6 - DMP5 - DMP6 - DMP7 - DMP8 - DMPX

Série DMP Guia rápido

Document code
M212356PT
Revision
F
Language
Português (Brasil)
Product
DMP5
DMP6
DMP7
DMP8
DMPX
Document type
Guia do usuário
Figura 1. Dimensões da sonda DMP6
Figura 2. Dimensões do conjunto de resfriamento da DMP246CS

A sonda de ponto de orvalho DMP6 DRYCAP® da Vaisala foi projetada para medição de umidade em aplicações industriais com temperaturas muito altas. A tolerância a altas temperaturas é obtida por meio de um conjunto de resfriamento passivo que afasta o calor da sonda e reduz a temperatura até a faixa ideal do sensor.

  • Temperatura de operação da cabeça da sonda 0 … +350 °C
  • Temperatura de operação do corpo da sonda de −40 … +80 °C

A DMP6 foi criada para medição direta na faixa de temperatura de +100 … +350 °C. Não há necessidade de sistema de amostragem ou aquecimento de rastreamento. Para tolerar essas altas temperaturas, a cabeça da sonda é inserida dentro de um conjunto de resfriamento que fornece resfriamento passivo. O conjunto de resfriamento possui aletas de resfriamento removíveis que permitem que o perfil de temperatura de operação da sonda seja ajustado para que seja fornecido um resfriamento adequado para cada aplicação. O sistema de resfriamento não tem partes móveis e não requer nenhuma energia adicional ou utilidades de resfriamento, portanto, não há risco de danos no sensor devido à falha de refrigeração mecânica.

Figura 3. Faixa de operação da cabeça da sonda DMP6
CUIDADO As especificações da faixa de operação se aplicam ao ar parado. Altas taxas de fluxo no processo podem reduzir o desempenho da sonda e causar danos ao equipamento.

Certifique-se de que o limite superior da faixa de medição do ponto de orvalho não seja excedido em baixas temperaturas, pois isso levará à condensação.

É possível ler dados de medições de diagnósticos de sondas usando o software Insight (página Diagnostics) ou o protocolo Modbus (registros de dados de diagnósticos) e use-os para verificar sua instalação:

  • Temperatura do sensor nunca deve exceder +180 °C, mesmo em condições de processo excepcionais.
  • Permita que a sonda se estabilize após a instalação no conjunto de resfriamento e verifique Taxa de saturação do sensor. Se o valor for inferior a 20%, instale as aletas de refrigeração no conjunto de refrigeração (a menos que já estejam instaladas).