Erros durante a calibração de umidade são comumente causados por diferenças de temperatura. Uma diferença de temperatura de ±1 °C a +20 °C entre o ar na câmara e o sensor causa um erro de ±3% UR em 50% UR e um erro de ±6% UR em 97% UR. A duração do tempo de estabilização depende do quanto é a diferença entre a temperatura do transporte ou de processo e a temperatura do local de calibração. Para uso em laboratório, o calibrador deve ser armazenado em um local onde a temperatura ambiente seja mais estável. O calibrador deve ser mantido longe da luz direta do sol e de fontes localizadas de calor, como focos de luz, aquecedores e ferros de solda. Se a sonda ou o transmissor forem verificados em relação a várias referências de umidade, a verificação deve primeiro ser feita na extremidade seca. Para obter mais informações, consulte o guia do usuário do transmissor ou da sonda correspondente em www.vaisala.com.
Manuseie a sonda o menos possível. Não segure a câmara de sal ou outras peças do calibrador em suas mãos durante a calibração, pois elas aquecem e causam erros nas leituras.
Mesmo a menor gota de água na sonda perto do sensor distorce as leituras. Certifique-se de que as tampas da câmara e os plugues de borracha estejam cuidadosamente fechados. |
- 1
- Sonda de umidade
- 2
- Anéis "O"
- 3
- Sensores
- 4
- Profundidade máx. de 10 mm
- 5
- Termômetro
- 6
- Solução de sal saturada
- 7
- Sal não dissolvido